terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ministério Público pede que notas de real não tragam a frase “Deus seja louvado”





A revista Veja, trouxe uma denúncia que deve gerar muita polêmica no Brasil. Embora seja um país laico, ou seja, sem religião oficial, existem várias menções religiosas nas atitudes do governo e vários feriados religiosos nacionais.

Recentemente, o procurador substituto do Ministério Público Federal em São Paulo, Pedro Antonio de Oliveira, quer que a frase “Deus seja louvado” seja retirada das cédulas de Real.

Em dezembro do ano passado, o procurador fez uma representação devido a uma suposta “ofensa à laicidade da República Federativa do Brasil”. Em outras palavras, ele pede que o Banco Central não imprima mais “Deus seja louvado” nas cédulas de dinheiro.

Para o procurador, essa frase desrespeita o Estado laico e, portanto, não deveria estar nas cédulas.

O Banco Central já iniciou um procedimento interno para tratar do caso. Em sua resposta ao procurador, divulgada na semana passada, o banco lembra que, a exemplo da moeda, até a Constituição foi promulgada “sob a proteção de Deus”.

Também argumenta que “A República Federativa do Brasil não é anti-religiosa ou anti-clerical, sendo-lhe vedada apenas a associação a uma específica doutrina religiosa ou a um certo e determinado credo”.

O Banco Central acredita que a ação do procurador “padece de vício de origem”, pois é atribuição do Conselho Monetário Nacional determinar como serão as cédulas e as moedas do país.

Não é a primeira vez que o assunto é tratado. Vários artigos já foram publicados em relação a isso. Porém, é a primeira vez que existe uma ação clara de um órgão federal.

O jornalista Túlio Vianna, assina um artigo na revista Fórum que exemplifica bem qual a posição dos sem religião:

“A liberdade constitucional de crença é também uma liberdade de descrença, e ateus e agnósticos também são cidadãos brasileiros que devem ter seus direitos constitucionais respeitados.

O mesmo se diga em relação aos politeístas, que acreditam em vários deuses e não aceitam a ideia de um deus onipotente, onisciente e onipresente.

Um bom exemplo do uso do nome de Deus com violação do princípio da laicidade é a expressão “Deus seja louvado” no dinheiro brasileiro.

Como não incomoda à maioria da população, acaba sendo negligenciada em detrimento dos direitos constitucionais dos ateus, agnósticos e politeístas, que ainda não são bem representados no Brasil.

Já se vê, porém, algumas destas expressões riscadas à caneta nas notas brasileiras, o que é uma clara manifestação de descontentamento com o desrespeito à descrença alheia”.

Igreja questiona pedido para retirar "Deus seja louvado" das notas de real, o cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, questionou hoje a ação do Ministério Público Federal que pede que as novas cédulas de real sejam produzidas sem a expressão "Deus seja louvado".

"Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?", afirmou, em nota.

"Para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo. E os que creem em Deus também pagam impostos e são a maior parte da população brasileira", segue a nota.

No pedido, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão diz que a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado e de liberdade religiosa.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Discriminação Religiosa: Até Quando Viveremos Assim?





Em pleno seculo XXI ,ainda vivemos com preconceitos e discriminação e não falo somente de ração , presencie uma Discriminação de Religião.

Ocorreu em um casamento , onde a irmã do noivo , havia se afastado da Religião Evangélica Testemunha de Jeová , quando, se mudou para São Paulo em busca de crescimentos profissional e Acadêmico. Devido a sua rotina se bastante corrido, quase não frequentava a Igreja aqui em SP .

No dia 07/06/2012 foi realizado o casamento de seu irmão mais novo, onde se locomoveu todas família de São Paulo, chegando a irmã foi proibida de ficar na Igreja onde a Cerimonia foi realizada e muito menos ir na recepção devido se afastamento da Religião, caso ela fosse o irmão que iria sofrer as consequências perdendo o cargo de ancião como se fosse um pastor eventual .

Alegarem que a irmã iria constranger todas a família, pois estava vivendo no mundo, e estava impura , como se somente eles fossem um classe PURA .

Enfim, todos da família ficaram chocados, foi com a mãe, o pai e o irmão, que quando souberam dessa consequência que o irmão iria sofrer, foram os primeiros a proibirem de participar e obrigando- á , ficar me casa sozinha .

O mais chocante, foi que alegaram que a irmã iria constranger os irmãos da Igreja, mas quando deu a festa ficou bastante animada todos os Irmãos que iriam se constranger com irmã impura, estavam bebendo, Dançando e Cantando. Pergunta: Qual seria esse constrangimento?

Ela por ser uma jovem, recatada, não bebe bebidas alcoólica, como poderia constranger esses irmãos, que quando foi anunciado o Jantar, saíram todos correndo para se servirem como se não haviam se alimentado a uma semana. 

Se esses irmãos vão para igreja para pregar o AMOR , CARIDADE , E MISERICÓRDIA e PERDÃO, onde se aplicar isso tudo nesta situação?

Enfim, ainda vivemos em uma sociedade maquiada com pessoas, mesquinha, hipócritas e sem princípios morais, se escondem atrás de uma religião mas não deixam de julgar, condenar e matar seu próximo …

O ser humano esta em constante insatisfação consigo mesmo e acreditam que se esconder atrás de uma Religião ou crença, possam suprir esta insatisfação, e o que deixam ainda mais frustado é quando descobrem que ninguém pode suprir esta carência, ou disfarçar a sua verdadeira personalidade.