quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A importância de se fazer um encontro espiritual.



Buscar um tempo para si mesmo junto ao bom Orisá. Um encontro espiritual deve ser marcado por este principal objetivo. Vivemos hoje num mundo de grande velocidade, agilidade de informação e compromissos diversos, onde, quase sempre, não temos tempo para nada e se não tiver tempo para o Orisá à morte espiritual é absolutamente certa! O ser humano, em especial os dedicados à vida religiosa, necessita de uma parada nas atribuições do dia-a-dia para ampliar esse contato ardente com o Divino. O encontro espiritual torna-se este momento no qual paramos para refletir sobre nós mesmos, sobre a nossa condição de vida; para pensar em como estamos vivendo, quais motivações para as tarefas que realizamos e para o modo de vida que temos; como estamos agindo e nos comportando no meio da sociedade. Enfim, uma série de questionamentos que podem ser respondidos por meio do silêncio, da oração e de um aproximar-se mais intenso ao Orisá.

O silêncio e o recolhimento na oração foram e são marcas constantes em nossa Tradição. Os monges até hoje seguem para o deserto onde se entregam ao conhecimento de si próprios e a união com seu Deus, para irradiarem a vida em suas Igrejas e na sociedade com sua profunda sabedoria e mística. O encontro espiritual, o recolhimento e a oração tornam-se mais necessários para superarmos as forças e nos realizarmos. É em um encontro espiritual que somos convidados a nos entregarmos nos braços de nosso Orisá, confiarmos a ele toda a nossa vida. Esse encontro é um momento rico e oportuno para renovarmos a nossa vida de oração e nossa espiritualidade.

“A pratica do silêncio, da meditação e da oração favorecem diversas áreas cerebrais, tornando-as mais pacientes e altruístas”, afirmou a Dra. Adriana Gini, neurorradiologista italiana.


O ser humano foi constituído com desejos, conhecimentos e transcendências. O nosso desejo atua de várias formas, porque somos carentes de tudo e estamos aspirando ao incomensurável. O nosso anseio é de fato e de verdade pelo impossível e pelo desconhecido da eternidade. Arde dentro de nós a vontade revelativa do segredo, do misterioso.

Temos a capacidade nata de comunhão com o Orisás. Cada ser humano traz no seu coração a marca de pertença ao Orisá e atração do seu infinito amor. O maior desejo do ser humano é ver seu Orisá, estar com Ele e viver para sempre com Ele.

O DESERTO

Deserto é fator de solidão e silêncio Na solidão tomamos distância de toda materialidade e do contexto geográfico. É a dimensão absoluta do espírito, ou seja, liberdade da sua autêntica imaterialidade. O lugar, o tempo e a missão são por conta do Orisá.

O silêncio é o colóquio da alma é a comunicação mais hipotalássica comigo, com as Divindades e com o próximo. Capacidade profunda de escuta que flui em nossa consciência a nossa realidade. O silêncio interior é o espaço total para a nossa alma e o silêncio exterior é a ausência total do barulho e de todo atrapalho.


CONCLUSÃO
Precisamos bastante de encontros espirituais. É uma excelente prática. Fonte de saúde física, emocional e espiritual. Buscar conhecer melhor esse encontro para crescer na graça e na sabedoria espiritual. Faz ser o mar que podemos mergulhar a alma com profundidade. 

De todas as nossas atividades o tempo para o nosso encontro pessoal com o Orisá é sagrado. Nada, absolutamente nada, é mais importante do que o tempo de comunhão com Ele. Esse encontro é o tempo sacramentado para o alimento da nossa fé, robustez do amor, fortaleza de nossas virtudes e a paz de espírito.

Sem tempo para o Orisá a pessoa vive rasa, vazia, superficial, virtual, parcial e infernal.

3 comentários:

  1. Odara ô!!!
    Bàbá Bàrádolòjú Jorge T'Èsù

    ResponderExcluir
  2. Bom como babá digo que seu texto expressa o que deve ser um encontro espiritual e alem do Mais digo também que e por isto que quando nos recolhemos ao santo penso que este Momento e unico e que por este motivo não devemos gritar berrar e nem passar nervoso afina Não e todo dia que nos encontramos em comunhão com nósso eledá então fico feliz de ver tal Pensamento a favor do encontro espiritual odabó !

    ResponderExcluir
  3. A MAIS PURA VERDADE,HOJE AS PESSOAS Ñ RECONHECEM NADA E Ñ AGRADEÇEM SÓ TEM TEMPO NA HORA DO DESESPERO. MUITO ASÉ A TI IRMÃO.

    ResponderExcluir